top of page

Lava Pés e Òsculo Santo

Décimo Primeiro Dever - “LAVA PÉS E ÓSCULO SANTO”

428598058_18215232910286229_3817647473661840621_n.jpg

Assim que terminou a última ceia da Páscoa, o que fez Jesus Cristo com os discípulos?

Levantou-se da ceia (da Páscoa) tirou os vestidos, e tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugá-los com a toalha que estava cingido. Então o primeiro ato que Jesus fez quando introduziu a Santa Ceia, foi lavar os pés dos discípulos. S. João cap. 13.

 

Jesus mandou-nos lavar os pés dos irmãos?

Sim, Ele disse: “Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque Eu O Sou. Ora se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque Eu vos dei o exemplo, para que assim como eu vos fiz, façais vós também.” S. João 13:13, 14 e 15.

 

Qual promessa Jesus fez para o que lavar os pés dos irmãos?

“Se sabeis estas coisas bem-aventurados se fizer.” Ser bem-aventurado é ir bem na vida.

Como o apóstolo Paulo recomendou que fosse nossa saudação?

“Saudai uns aos outros com ósculo santo, as igrejas de Cristo vos saúdam.” Rom. 16:16

 

Por que, Paulo especificou ósculo santo?

Porque existe o ósculo profano, fingido, maldoso, maliciosos, falso, como exemplo está o beijo de Judas, quando entregou Cristo; Mateus 26:47, 48; o beijo traiçoeiro de Joab quando matou Amasa, II Samuel 20:9.

Quem deve saudar com ósculo santo?

Para evitar a aparência do mal, e a maldade entre homens e mulheres; recomenda-se a saudação oscular entre irmãos, e saudação entre as irmãs; exceto quando marido e esposa, pai, filhos e filhas, irmãos carnais e parentes próximo.

Na Santa Ceia, primeiro o lava-pés e depois a confraternização, o momento da aproximação entre os irmãos para a reconciliação, o perdão e a solidificação de uma amizade sincera entre todos, para que o Espírito de Deus possa operar em cada coração, fazendo assim uma união sólida, como nos diz o Salmo 133: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união...”

bottom of page