top of page

A Festa das Cabanas

Sexto Dever - "Festa das Cabanas / Tabernáculos / As danças sacras"

uma sukka, cabana da festa dos tabernáculos

Que festa é comemorada depois do dia da Expiação?

A Festa dos Tabernáculos, ou Cabanas.

 

Quem ordenou a celebração da Festa das Cabanas, para os hebreus, e o que ela representa para eles?

Em Levíticos, capítulo. 23, Deus ordenou aos hebreus esta celebração em memória de sua peregrinação no deserto quando saíram do Egito, e habitaram em cabanas durante 40 anos no deserto.

 

Quem ordenou a celebração da Festa das Cabanas para os que não são hebreus, e o que ela representa em nossos dias?

Foi Deus, através do profeta Zacarias, (um dos exilados que voltara de Babilônia) e em seu livro, (no capítulo 14:16 em diante), ele diz que todos os que restarem dos que foram contra Jerusalém, deverão subir a Jerusalém para celebrar as Festa das Cabanas; convoca, também as famílias dos egípcios e todas as famílias da terra. A Jerusalém, aqui mencionada, é o arraial da Festa das Cabanas, que é o Santo Lugar. Entendemos, então, que a Festa das Cabanas é para judeus, egípcios e as famílias da terra; enfim, a Festa das Cabanas é para todos.

A Festa das Cabanas representa figuradamente a saída do mundo como sendo o Egito, quanto aos maus costumes, a inveja, a vida devassa; para servir a Deus, recebendo assim um dos sinais de Deus. E esta Jerusalém é figurada na festa das cabanas, no santo lugar

 

O que receberão os que celebrarem a Festas das Cabanas?

No Capítulo 10 do mesmo Zacarias, diz: 

 

“Pedi chuva no tempo da Chuva Serôdia...”. 

 

Os que celebrarem a Festa das Cabanas receberão A CHUVA SERÔDIA, que é o poder do Espírito Santo em porção dobrada, para poder resistir o tempo de angústia que ocorrerá nos últimos dias. Vejam Daniel capítulo 12.

 

O que receberão os que não celebrarem a Festa das Cabanas?

 

Os desobedientes receberão as pragas, conforme diz Zacarias 14: 18 e 12, com as seguintes características: apodrecer os olhos nas órbitas, a língua na boca, estando eles ainda em pé, conforme Apocalipse 16.

 

De que forma é comemorada a Festa das Cabanas?

Devemos fazer uma cabana ou tenda de palha, sapé, ou outra folhagem, ou ainda de lona, como os hebreus habitaram durante 40 anos de peregrinação no deserto entre o Egito e Canaã.

 

Quantos dias devemos morar nestas cabanas?

A Ordem divina em Levíticos cap. 23, diz que é do dia 15 ao dia 22 do sétimo mês, isto é, oito dias no total, devemos deixar nossas casas e habitar em cabanas.

 

Como devemos festejar as cabanas?

R. No Crepúsculo que é ao pôr do Sol do dia 14 do 7º mês devemos nos apresentar no arraial para cultuar ao Senhor dos Exércitos santificando este dia; 

 

“Sábado de descanso vos será.”

 

Ao amanhecer, devemos nos reunir no pátio das cabanas e fazer o culto matinal, com cânticos e orações. Ao anoitecer, devemos nos reunir novamente no pátio e fazer o culto vespertino entregando este sábado. Após o jantar, devemos nos reunir no pátio da Festa das cabanas, para a pregação ou exposição da Palavra de Deus, e conforme relata o profeta Jeremias 31:4 e 13. Devemos nos alegrar com cânticos celestes, poesias, peças teatrais bíblicas e nas danças sacras, tocando toda espécie de instrumentos. Salmos 149: 6 e 150: 3 a 6.

 

Como são as danças sacras?

Assim como Miriam, que após atravessar o mar vermelho, pegou um tamboril, e junto com as moças saíram dançando. Também Davi, ao receber a Arca do Senhor, saiu dançando de alegria e felicidade; nós também, depois de um ano de lutas e trabalhos, devemos nos alegrar nas danças, tendo como dama ou cavalheiro um ramo de folhagem, ou um instrumento, ou batendo palmas, exprimindo nossa alegria, dançando em louvor ao nosso Deus.

 

Como deve ser nosso comportamento na Festa das Cabanas?

Durante Os Oito Dias, devemos respeitar o ambiente, não falar palavras frívolas, nem coisa alguma que venha desmoralizar, ou trazer contenda entre os irmãos ou com os visitantes.  Zacarias: 8: 16 a 17.

 

Como é a vida do casal e dos namorados no período da Festa das Cabanas?

Os casais se apartam da vida conjugal, nestes dias, tanto no arraial bem como em outros ambientes que porventura forem. Os namorados também devem respeitar o arraial e as cabanas e não ficarem namorando nesse período. 

 

Como deve ser o local da Festa das Cabanas?

O local deve estar limpo, os sanitários, se forem do tipo fossa direta, isto é, logo abaixo do vaso sanitário, deve essa fossa ser cavada longe do arraial, e deve os excrementos ser cobertos imediatamente; caso sejam sanitários com fossa distante do vaso sanitário, onde os excrementos são conduzidos através de tubulações até a fossa, estes sanitários deverão estar sempre limpos, para que não haja mal odor no arraial, com descargas a cada execução e usados produtos higiênicos e de bom odor.

 

Todo o cuidado deve ter com as crianças, para que estas não venham defecar ou urinar em volta ou junto às cabanas ou no arraial.Também o lixo ou cascas de frutas ou até mesmo frutas estragadas, não devem ser jogadas junto às cabanas ou no arraial, mas sim ser enterrados, para que não haja moscas e mau cheiro nas cabanas; lembrando sempre da assistência dos anjos e que esta festa representa a grande festa da colheita quando Jesus virá recolher o seu povo para ir à nova Jerusalém, e lá não há nada que contamine. “Se diligentemente observares os meus mandamentos, então darei a chuva a seu tempo; a Temporã e a Serôdia.” Deuteronômio 11:13-14

 

Esta é a promessa do Senhor. Nós devemos terminar a Festa das Cabanas sossegados; e na última noite, após o banho, o jantar, e com roupas limpas e perfumados, fazermos sem pressa a Festa da Santa Ceia representando aquela Santa Ceia que Jesus dará quando ele vier: “Quem sabe será ai o derramamento do Espírito Santo em porção dobrada!”E com a recepção e o encerramento destes dias santos, sendo este último dia o grande dia da festa como disse Jesus em S João 7: 37, (“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôr-se em pé, e clamando, dizendo: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em Mim, como diz as Escrituras, rios de água viva correrão do seu ventre.” E isso disse Ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”   sendo Ele a água e o pão da vida é dado a Santa Ceia neste grande dia e dos versos 38 a 40, dando prova da crença, rios da água viva correrão do seu ventre, referente ao Espírito Santo em porção dobrada, a chuva Serôdia prometida aos que creem, profetizada pelo grande profeta Jesus. Ninguém deve desrespeitar as ordens de Deus, desmanchando as cabanas e fazendo mudanças no sábado (último dia da festa das cabanas) que o Senhor ordenou para descansar não fazendo nenhuma obra. Lembre-se:

 

O primeiro e o último dia da Festa das Cabanas são Sábados, com preparação no dia anterior. Sabendo que esta Festa das Cabanas é muito especial; é a Festa do Grande Rei, O Senhor dos Exércitos; e que nesta Festa estamos simbolicamente lá na Nova Jerusalém celestial em Espírito e em Verdade.

 

HISTÓRIA DA DANÇA SACRA

A dança sacra surgiu em nossa igreja Adventista da Completa Reforma Ministério de 1931 pela primeira vez em Jequié no Estado da Bahia, em 1939, em uma jovem que viera da Igreja Adventista do 7º Dia, que aceitara todos os pontos da Completa Reforma, chamada irmã Odete, que num sonho encantador ouvia hinos sacros celestes, ela via moças dançando em uma ordem espetacular, em movimentos harmônicos e com palmas nas mãos.

 

A irmã Odete Alves dos Santos, impulsionada pelo Espírito Santo de Deus, chamou as jovens e foram ensaiar como ela viu no sonho para fazer a dança perfeita. Logo ela foi interrompida e proibida com ameaças pelo zelo de alguns irmãos de fé que não compreendiam, houve um alvoroço e mandaram chamar o presidente José Gomes de Menezes, que ao chegar em Jequié foi ouvir o sonho, e não viu maldade nas danças sacras, e com oração e exame das Escrituras Sagradas, viu razão para o Povo de Deus, também dançar; lembrou a passagem do mar vermelho, quando Miriam e as moças com tamborins dançaram louvando ao Deus dos hebreus, Êxodo 15: 20 e 21;lembrou também do rei Davi quando recebeu de volta a Arca do Concerto. II Samuel capítulo 6.

Observou que Deus havia dado ordem, através do profeta Jeremias, (Jeremias 31: 5 e 13) onde diz que a virgem de Israel seria edificada, e seria adornada com os adufes e sairia no coro dos que dançam.

 

O sonho das danças que a irmã Odete teve foi em 1939, e até hoje, 2018, nos alegramos nas danças sacras, com todo respeito, sem maldade sendo o cavalheiro ou a dama um ramo de alguma árvore ou com palmas nas mãos, ou com tamboris, ou batendo palma; poderemos louvar O Senhor com danças em todas as solenidades do Senhor, principalmente na festa das cabanas. 

bottom of page