A Festa das Trombetas
e o Dia da Expiação
Quinto Dever - “TROMBETAS E O JEJUM ANUAL DA EXPIAÇÃO”
Que festa é comemorada no primeiro dia do 7º mês, antes do dia da Expiação?
A Festa das Trombetas
Como comemorar a Festa das Trombetas?
Deus ordenou: “No mês sétimo, ao primeiro dia tereis descanso solene, memória de jubilação, com sonidos de trombetas, santa convocação, nenhuma obra servil fareis, mas trareis oferta queimada ao Senhor.” Levíticos 23:24 e 25.
Temos o modelo ou exemplo da Festa das Trombetas na volta do cativeiro de Babilônia, quando Esdras e Neemias e os judeus voltavam do cativeiro, e que acharam o livro da lei, e todo o povo chorava de emoção, então os responsáveis por aquele evento disseram:
“Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. Disse-lhes mais: ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e envia porções a quem nada tem preparado para si; porque este dia é consagrado ao Senhor, por tanto não entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força...Então todo o povo se foi a comer e a beber e a enviar porções e regozijar-se grandemente porque tinham entendido as palavras que foram ditas.” Neemias 8:9 a 12.
Realmente o dia das Trombetas é um dia de alegria, de festa ao Senhor nosso Deus, devemos levar as nossas refeições, frutas, sucos, bolos, tortas, doces e salgados (o mais natural possível) e nos banquetear com nossos irmãos e amigos, Nesse dia poderemos até dar presentes uns para os outros.
Onde devemos comemorar o dia das Trombetas?
Preferencialmente na Casa de Oração, na nossa igreja, porém poderemos comemorar em nossa casa, com nossos filhos e parentes, em um bosque, ou num jardim
O que anuncia o DIA DAS TROMBETAS?
No Dia das Trombetas anunciamos o dia da Expiação, quando ocorrerá o dia do nosso julgamento no Santuário Celestial.
ATENÇÃO: A vida conjugal é proibida a partir do dia das Trombetas até o dia da Expiação. (CONSELHO DE PAULO: SEPARAR PARA ORAÇÃO).
Qual foi o dia que Deus estabeleceu para o juízo do Seu povo?
O dia dez do sétimo mês, do calendário lunar/bíblico..
Como é chamado este dia?
Dia do perdão, dia da expiação ou Yom kippur para os judeus carnais. Levíticos 16:29 a 34.
Onde está sendo realizado este Juízo?
No Segundo Compartimento do Santuário Celestial.
Quem é o Juiz nesse tribunal?
Deus O Pai, o Ancião de dias, Daniel 7:9.
Quem é o nosso advogado?
O Nosso Senhor Jesus Cristo. Daniel 7:13. I S. João 2:1, 2, Hebreus. 8:1, 2.
Quem é o promotor?
Moisés! – disse Jesus: “Não cuideis que Eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa Moisés em quem vos esperais”. S. João 5:45.
Quem será Juiz dos ímpios e quando ocorrerá o juízo deles?
Jesus Cristo, depois do milênio, julgará os ímpios; e será um juízo executivo.
Quais os profetas que falaram sobre o Juízo para o povo de Deus?
-
Moisés, (Leviticos. 23:26 a 32) Joel (cap. 2:12 a 17)
-
Daniel (cap.7:9 a 10 e 13)
-
Paulo ( II Corintios. 5:10; Hebreus capítulos. 8, 9 e 10)
-
Tiago (cap. 4:7 a 10)
-
Pedro (I Pedro 4:17).
Este Tribunal do Juri, do juízo investigativo, isto é: o Dia 10 do sétimo mês mencionado em Daniel capítulo 7, está, também bem apresentado em Apocalipse 20:11 a 15; é o mesmo julgamento, vejam: O ancião de dias, que está assentado no trono; e há os mesmos livros e um julgamento.
Como observar o dia da expiação?
Desde O Primeiro Dia do sétimo mês, ou seja, o dia das Trombetas, até o dia da Expiação, devemos estar em oração, nos cultos matutinos e vespertino; todos os membros da família deve fazer oração; os casais se separam maritalmente, da vida conjugal durante estes dias.
Na véspera do dia da Expiação devemos estar com tudo pronto, desde os alimentos que serão ingeridos após o jejum, até nossas roupas e calçados. No pôr do sol do dia 9, todos já devem estar no culto da recepção do dia da Expiação, e nesse momento inicia os ciclos de orações, que irão seguir-se de três em três horas, isto é, 3 horas da noite (21 horas) 6 horas (24 horas) 9 horas (3 horas da madrugada) 12 horas ( 6 horas da manhã) 3 horas do dia ( 9 horas da manhã) 6 horas (12 horas, meio dia) 9 horas do dia (15 horas) 12 horas (18 horas) (pôr do sol do dia). Em cada ciclo de oração deve todos participar da oração individual.
Obs.: os horários que estão entre parentes () são horários gregorianos; da meia noite até outra meia noite.
Devemos evitar ao máximo toda conversação desnecessária. Os risos devem ser transformados em choro; e cada um deve examinar-se a si mesmo – S. Tiago 4: 8 e 9.O Jejum é absoluto, tanto em alimentos sólidos como líquidos; e todos devem participar, desde a criança de peito até o mais idoso. Joel 2 Devemos nos esforçar para lembrar todos nossos pecados e confessá-los ao nosso Deus.
Lembre-se, que no tribunal dos homens, quando há um julgamento, o réu fica de cabeça baixa, com muito respeito e reverencia, se é que ele quer ser absolvido; e diante do tribunal divino, nossa reverencia deve ser maior. Também, se há ofensas ou mágoas entre os irmãos; primeiro deve haver a reconciliação, para que Deus possa aceitar o nosso sacrifício.
Devemos ter cuidado com as crianças, para que elas se comportem bem. O cuidado deve ser redobrado quando for encerrar o jejum da Expiação, no sentido de dosar a quantidade de líquidos e alimentos, pois elas ficaram 24 horas sem alimento, e quando encerra o sacrifício, elas querem comer desordenadamente, e isto pode ser prejudicial para a saúde, tanto das crianças como também dos adultos.
É só na igreja que podemos acompanhar o dia da Expiação?
De Preferência sim; porém caso não haja igreja na localidade onde estivermos, poderemos acompanhar em nossa casa, num bosque, num local onde poderemos meditar e nos santificar, longe dos tumultos e das confusões deste mundo, para podermos melhor servir ao Nosso Deus.